Madjé, o que significa madjé? Madjé significa companheiro, amigo, "meu" na linguagem calão!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Paula Rego-"Mulher-Cão"





Estas são as palavras de Paula Rego a descrever o seu quadro:

"A "Mulher-Cão"é a coisa que eu tenho mais orgulho de ter feito, porque é uma mulher sozinha, mas que ainda morde. Uma mulher só, num canto, contra a parede, que não pode fugir, mas que arreganha o dente e que morde! Morde até ao fim, luta até ao fim, apanha pancada, mas lá vai lutando sempre! E depois, essa "Mulher-Cão" apareceu, "apareceu-me"! Essas coisas acontecem, não é? E então eu pensei, esta mulher vai levar-me a sítios onde eu nunca fui, vai ser o meu guia. E assim foi. E comecei através da "Mulher-Cão" a tocar partes da minha vida que eu não tinha tido nunca coragem, nem oportunidade de fazer, nem sabia como lá chegar. Mas com ela, lá fui fazendo: o "Bad Dog", a humilhação, o amor, a lealdade e a submissão cúmplice das mulheres, um certo masoquismo das mulheres, no amor e na traição … O casamento é uma espécie de mortalha, não é? É a "mulher-bicho" que tem força através da sua animalidade, é a parte física, dos instintos, que é muito importante! O silêncio tácito das mulheres, a sua "endurance" e o seu sentido de honra."


Este quadro demonstra a humilhação feminina, uma mulher revoltada, contra algo ou alguém.
Tem uma posição invulgar paraser feita por um humano, uma posição de ataque, de revolta, parece querer morder alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário