Madjé, o que significa madjé? Madjé significa companheiro, amigo, "meu" na linguagem calão!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Robert Nesta Marley


Bob
Nasceu a 6 de Fevereiro de 1945 em Saint Ann, Jamaica.
Mais conhecido por Bob Marley, foi o criador do reggae e o músico de reggae mais conhecido de todos os tempos, famoso também pela popularização.
Era rastafári e divulgava a sua religião através das músicas compostas por ele.

Marley começou as suas experiências musicais com o ska e passou aos poucos para o reggae enquanto o estilo se desenvolvia. Marley é talvez mais conhecido pelo seu trabalho com o grupo de reggae The Waillers.


Em Julho de 1977, Marley descobriu uma ferida num dedo do pé direito, que ele pensou ter sofrido durante um jogo de futebol. A ferida não cicatrizou e a unha posteriormente caiu.
Marley, na verdade sofria de uma espécie de cancro da pele, chamado melanoma maligno que se desenvolveu sob a unha. Os médicos aconselharam-no a amputar o dedo, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que fingem ter o poder de curar.
Na verdade, a preocupação de Bob Marley era contra à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou as suas tranças.
Para os seguidores dessa religião, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo.
Marley então passou por uma cirurgia para tentar retirar as células cancerígenas, mas o cancro espalhou-se para o cérebro, pulmões e estômago(piorou).
A doença foi mantida em segredo do grande público.

Um mês antes da sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem de Mérito Jamaicana.
Ele queria passar seus últimos dias de vida na sua terra natal, mas a doença agravou-se durante o vôo de regresso da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami.
Ele faleceu no Hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de Maio de 1981 em Miami, aos 36 anos. O seu funeral foi uma cerimónia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo, na Jamaica.
Ele foi sepultado numa capela em Nine Mile, perto da sua cidade natal. Com ele foram enterrada a sua guitarra Gibson Les Paul, cannabis, uma bola de futebol e uma Bíblia.





"Para mim a liberdade só existe quando um povo se une.A liberdade só existe quando ela também é mental.A minha mente só se liberta quando eu louvo a Rastafari."


"Se obedeceres a todas as regras, acabas por perder a diversão."


"Não me interessa se me olham da cabeça aos pés...porque nunca farão a minha cabeça e nunca me chegarão aos pés."


Palavras ditas por Bob Marley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário